Amizade e Música em Hibike! Euphonium

Hibike! Euphonium ou Sound! Euphonium é uma light novel escrita por Ayano Takeda que foi adaptada para anime pelo estúdio Kyoto Animation e dirigido por Ishihara Tatsuya, atualmente o anime conta com 2 temporadas de 14 e 13 episódios. O anime conta como 4 novatas do ensino médio se juntaram a banda (orquestra) do colégio Kitauji. A partir daí acompanhamos a luta dos alunos em busca de se classificarem para chegar à competição Nacional, coisa que não acontece a anos. O anime pode ser encontrado em sites de animes ou na Crunchyroll que disponibiliza as 2 temporadas.

Leia também em animes:

Comédia e bizarrices em Azumanga Daioh

Sobre Hibike! Euphonium

De início pode parecer chato, pelas explicações de como funciona uma orquestra e técnicas instrumentais, isso não é ruim. Pelo contrário, isso te ajuda a se situar para não ficar perdido. Quando eu comecei a assistir não tinha muita expectativa, mas fui surpreendida pelo bom conteúdo. Apesar da parte técnica, o anime tem bom desenvolvimento de personagens alguns literalmente dão o sangue pela banda. Não todos, só no clube tem mais de 55 integrantes seria difícil se aprofundar em todos. Alguns são desenvolvidos na 2ª temporada como a Asuka que sempre foi falante, esconde uma parte de sua vida.

Como o anime é focado nas relações humanas e na música, não vemos muito da rotina escolar dos alunos. Basicamente é focado nos ensaios da banda, competições e locais fora do colégio como a estação de trem. As personagens Sapphire e a Hazuki, são apresentadas de forma rasa, isso não tira pontos do anime. Senti falta de saber mais sobre elas e  ver o desenvolvimento pessoal essas personagens.

 

Kumiko Oumae

 

Uma garota tímida e atrapalhada pensava que deixaria de tocar Eufônio depois de 7 anos, descobre o amor que tem pelo instrumento que começou a praticar por influência da irmã mais velha pois queria ser tão boa quanto ela. Apesar de relutante no início por ter achado a banda muito ruim, foi acabou por entrar na banda por insistência de suas amigas. Kumiko pensava em de começar do zero tocando outro instrumento, mas acaba sendo convencida a tocar eufônio mais uma vez, redescobrindo seu amor pelo instrumento.

 

 

 

Hazuki Katou

 

Apesar de ser uma garota preguiçosa por querer desistir fácil, é esforçada e demonstra potencial, chegando até a apelidar carinhosamente sua tuba de “tubacabra”.

 

 

Sapphire Kawashima

Pequena, animada e efusiva, esbanja alegria e otimismo. Não se importa em se machucar com as cordas do contrabaixo, apenas quer continuar tocando o baixo e mostrando seu amor pela música e seu talento ao mundo.

 

 

 

Reina Kousaka

 

Emotiva, tímida e focada, quer se tornar a melhor trompetista para vencer na competição nacional.

 

 

 

Haruka Ogasawara

 

É a tímida e emotiva presidente do clube de música, tem muito talento no saxofone, apesar da timidez, a garota demonstra coragem em alguns episódios.

 

 Asuka Tanaka

 

Extrovertida, comunicativa e animada. Asuka guarda alguns segredos de sua infância a sete chaves que são revelados apenas na segunda temporada.

 

Shuichi Tsukamoto

 

Melhor amigo de Kumiko, é apaixonado pela menina, porém acabou na friendzone.

 

Noboru Taki

 

Professor e conselheiro do clube de música, é exigente mas sabe reconhecer o esforço e a capacidade de seus alunos. Sonha em levar sua ‘equipe’  ao nacional e ganhar o ouro em honra a sua esposa falecida que amava orquestra e fazia parte quando eram estudantes.

 

Detalhes importantes do enredo

A primeira temporada apresenta os personagens principais, o universo musical e o seu significado para os alunos. Na segunda personagens que haviam sido mostrados de forma superficial, são explorados como a irmã mais velha da Kumiko, que é sua inspiração para a música, outras situações e conflitos pessoais. Sendo assim não há necessariamente um personagem no centro da história apesar da protagonista ser a Kumiko, algumas vezes ela é espectadora de situações, não é a protagonista perfeita como alguns animes genéricos mostram, ela tem defeitos, o que faz com que ela seja mais ‘humana’.

Hibike! não mostra personagens de vida fofa e perfeita, pelo contrário, vemos conflitos, problemas e defeitos o que é um ponto positivo, porque personagens que são quase perfeitos acabam sendo sem graça ou não conseguem um envolvimento com os espectadores. O fato de não focar apenas no grupo de personagens principal, traz uma dinâmica legal, não sendo repetitivo. Como nem tudo é perfeito, o que ficou forçado foram algumas situações entre a Kumiko e a Reina que davam a entender que havia algo a mais entre as duas, o que mais para frente vai por água abaixo.

Trilha Sonora

Para quem é fã de música clássica é um prato cheio, para quem não curte música clássica, dê uma chance. Durante as apresentações você pode fechar os olhos sentir as músicas. Animação: os animes da Kyoto Animation são conhecidos pelas belas artes, esse não é diferente. Cada cena, movimentos da roupa, mãos e até olhos são muito detalhistas e bem-feitos, nos encantando em muitos momentos. Me surpreendi, fiquei animada para uma terceira temporada já que a segunda teve o final em aberto na minha opinião.

Por favor Kyoto Animation faça uma nova temporada!

 

Fotos dos personagens: Anime News Network

 

 Beijos e até logo.

Comments

comments

No Comments

Leave a Reply

Solve : *
28 − 19 =