Steven Universo e seu Jeito Incrível de Ver o Mundo

 

Quem é Steven Universo?

 

Steven Universo é um desenho do Cartoon Network criado por Rebecca Sugar e que vem conquistando fãs pela sua sensibilidade em tratar diversos assuntos considerados difíceis de conversar e de lidar na sociedade atual. Além disso ele nos mostra formas de lidar com as situações do cotidiano e assuntos que são considerados indiscutíveis.

 

Aparência de Herói

 

Steven apesar de ser o protagonista, ele não tem o visual dos heróis que estamos acostumados a ver. O Steven é baixinho, gordinho, chora muito em outras histórias seja em filmes, animações ou qualquer outra coisa ele provavelmente seria no máximo um alívio cômico ou o garoto que sofre bullying. Ele se sente bem com sua aparência e os seus poderes geralmente são ativados pela intensidade de suas emoções.

Mulheres Fortes

 

Geralmente os personagens masculinos são quem carregam as espadas e os grandes poderes ou até mesmo os poderes mais agressivos e destrutivos. Em Steven Universo não é assim, o Steven da cobertura e quem vai para a luta com a espada é a Connie, sua melhor amiga. Em questão de poderes, o Steven tem poder de cura, proteção e capacidade grande de sentir empatia, poderes  dado pela sua mãe Rose Quartz que desistiu de sua existência para dar luz a Steven. O mesmo carrega o quartzo rosa em seu umbigo, já que a pedra quartzo rosa é conhecida por ter o poder de equilibrar as emoções e é considerada simbolo do amor.

 

Chorar não é fraqueza

 

Esse é um dos pontos mais incríveis abordados nas histórias. Geralmente nós crescemos com a ideia de que chorar é uma fraqueza ou de que homens não choram. Quando na realidade, isso é uma das coisas mais normais para nós seres humanos e que nos faz bem fisiologicamente.  Pois guardar sentimentos pode fazer mal para a saúde e levando até a depressão. O Steven é provavelmente o personagem que mais chora no desenho e que mais expressa seus sentimentos. Chorar é uma forma de liberar energia e sentimentos, como a tristeza, dor e felicidade.  Isso não é ruim, nem feio. Não há nada de errado em expressar os seus sentimentos, dores, alegrias ou tristezas. Você pode chorar e tá tudo bem!

 

 

Conversar para Resolver Conflitos

 

Outra temática retratada é sobre a forma como alguns conflitos são resolvidos. Em obras de heróis geralmente ocorrem grandes lutas onde a destruição é vista por todos os lados. Na animação não é necessário usar a força bruta para resolver os problemas, algumas vezes a abordagem utilizada é o diálogo ou musicas, essas trazem sentimento e também é uma forma de dialogo. Onde os personagens falam sobre como se sentem para resolver conflitos internos ou externos.

 

Divisão das Tarefas Domésticas

 

Infelizmente o machismo é enraizado na educação de muitas pessoas. Ainda vemos muita gente achando que a mulher é obrigada a trabalhar fora e cuidar das tarefas de casa sozinha. O que é completamente ultrapassado, pois se você come e dorme pode muito bem cozinhar, lavar a louça, arrumar seu quarto e fazer qualquer outra tarefa doméstica. Até porque você não terá alguém para fazer as coisas para você a todo momento. Já em Steven Universo todos têm suas responsabilidades nas tarefas da casa de acordo com suas habilidades e todos se ajudam.

 

Gostou? Me conta nos comentários se conhece alguma obra que traz valores importantes, vou adorar saber. Beijo e até logo!

Comments

comments

2 Comments

  • Reply Lwa Borges 19 de setembro de 2017 at 11:59

    Hey Kissy, tudo bom? (que nome lindo!)

    Amei o post sobre o Steven, eu amo assistir! Seu post está muito bem estruturado, parabéns! <3 Desejo a você muito sucesso na blogosfera!!! <3

    Um queijo, uma goiabada e muitos abraços quentinhos!

    • Reply Kiss 19 de setembro de 2017 at 23:44

      Oi, Lwa!
      Fico feliz que tenha gostado <3 Muito obrigada 🙂

      Um beijo

    Leave a Reply

    Solve : *
    28 − 24 =